terça-feira, 15 de maio de 2012

Verdade Verdadeira

Oi gente,

Com essa vida corrida (e contradioriamente preguiçosa) acabo me enrolando na hora de escrever...

Mas estava aqui pensando em uma série de coisas que resolvi compartilhar...Como sempre, sob a minha ótica. Aliás, é sobre este assunto engraçado que gostaria de abordar: a ótica inusitada das pessoas.
Pode até parecer para algum amigo que foi por conta de alguma conversa recente que eu estou escrevendo, mas não foi. Eu venho pensando sobre isso já faz algum tempo, rs. E diga-se de passagem, pensar é uma coisa que eu faço demais, então eu SEMPRE tenho assunto para falar e escrever.

Escuto muito hoje em dia as pessoas falarem à respeito de suas opiniões e 'verdades', que cada um tem a sua 'verdade', que 'verdade' é verdade até que se prove o contrário, que o que é 'verdade' para mim não é para você, entre outras observações.
Mas, você já parou para pensar o que, na realidade a palavra 'verdade' significa?

Segundo nosso amigo Aurélio:

sf (lat veritate) 1 Aquilo que é ou existe iniludivelmente. 2 Conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas. 3 Concepção clara de uma realidade. 4 Realidade, exatidão. 5 Sinceridade, boa-fé. 6 Princípio certo e verdadeiro; axioma. 7 Juízo ou proposição que não se pode negar racionalmente. 8 Conformidade do que se diz com o que se sente ou se pensa. 9 Máxima, sentença. 10 Cópia ou imitação fiel. 11 Representação fiel de alguma coisa existente na natureza. 12 Caráter próprio.


E daí, diante de várias definições a que define o conceito de 'verdade', é aquela que expressa que aquilo/aquele indiscutívelmente "é".
Particularmente, acho que a palavra verdade empregada para "Conformidade do que se diz com o que se sente ou se pensa." é utilizada de forma errada. Porque a verdade é algo imutável, não é de acordo com o que se vê. Ela "é" e ponto.


Posso citar vários exemplos e um monte de gente pode pensar "não é bem assim, porque se você analisar por este lado, bla bla bla whiskas sachê... vai concluir que bla bla bla whiskas sachê... " enfim... Se vc olhar por um lado meu amigo, vai ver que se por um lado bla bla bla whiskas sachê... pelo outro como diz o chaves que, pelo outro também.


A verdade é uma só, seja ela qual for. O que existem são formas que as pessoas encontram de transformar algo parecido e dizer que é igual. E isso não é uma faceta da verdade. E isso não tem nada a ver com opinião. A verdade sobre um fato, ou sobre a vida independe de você achar, especular, principiar, pensar e analisar. Verdade não tem facetas, verdade é transparente. Verdade não é ponto de vista, verdade é a vista do todo, com a mesma forma, vista de qualquer ponto.

Nessa definição cabe "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Já que com tantas especulações de verdades e tipos de verdades, o mundo só fica mais confuso.

Não confunda o fato de você ter opções e opiniões, com o fato de não concordar com algo que não pode ser mudado pelo simples fato de ele simplesmente existir e ponto final.


Até a próxima.

Nenhum comentário: